DIÁRIO 24H
PONTA GROSSA
Vereadores de Ponta Grossa aprovaram nesta quarta-feira (25), um projeto de lei que transforma todos os assentos em preferenciais nos ônibus do transporte coletivo municipal. Segundo a proposta, do vereador Florenal (Podemos), além de idosos, gestantes, deficientes físicos e pessoas com criança de colo, as mulheres também terão prioridade em relação aos assentos.
Uma nova votação da proposta está marcada para a próxima segunda-feira (30). Se aprovado, o projeto segue para sansão do prefeito Marcelo Rangel (PPS). Florenal declarou que ao contemplar também as mulheres, a intenção é diminuir casos de abuso e assédio sexual nos ônibus.
“Sem prejuízo da reserva de lugares para idosos e gestantes, a utilização dos demais assentos nos veículos do transporte coletivo caberá, preferencialmente, aos idosos, gestantes, mulheres, pessoas com criança do colo, pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, seja essa permanente ou temporária”, diz um trecho da proposta.
Os ônibus de Ponta Grossa, atualmente possuem 10 assentos preferenciais.
No caso do prefeito Marcelo Rangel sancionar a lei, ela passará a valer dentro de 60 dias, prazo que a Viação Campos Gerais (VCG), responsável pelo transporte público, terá para se adequar as normas. Em nota a empresa declarou que não concorda com a proposta:
“Entendemos que o benefício dos assentos preferenciais não deve ser estendido a quem não se enquadra nos quesitos (idoso, deficiente, gestante ou pessoas com crianças de colo), sob pena de ser considerada uma proposta discriminatória porque fora eles, todos tem direitos iguais”.