A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) resolveu ampliar o período de vistoria do transporte escolar em Londrina, que originalmente seria realizado entre 1° de fevereiro e 31 de março, para até 29 de abril. Além disso, os aproximadamente 150 motoristas que operam o serviço também passaram a estar isentos do pagamento das taxas referentes ao primeiro semestre de 2022.
A decisão decorre da Lei nº 13.349/2022, assinada pelo prefeito Marcelo Belinati, que autorizou o Executivo a isentar os transportadores do município das tarifas de vistoria, cadastramento de condutor, emissão de licença e alvará, durante o período em que durar a pandemia Covid-19.
Para o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, a medida demonstra a sensibilidade da administração em buscar meios para enfrentar a crise financeira que atingiu em cheio a categoria.
VISTORIA
Mesmo com a liberação do pagamento dos encargos, os condutores continuam obrigados a passar pelo procedimento de vistoria. Entre os itens avaliados na hora da inspeção estão cintos de segurança, limpadores de para-brisa, pneus, extintores de incêndio, o sistema elétrico dos veículos e os tacógrafos, que precisam estar com a calibragem em dia.
Também são verificados os documentos da van ou micro-ônibus; a certidão negativa de débitos do alvará; a pontuação da carteira; a situação cadastral do CPF; o comprovante de endereço do motorista ou da sede da empresa; além do certificado de realização do curso de transporte escolar e de uma fotografia do autorizado.
Os documentos, emitidos nas páginas da Prefeitura de Londrina, do Detran e da Receita Federal na internet, podem ser encaminhados digitalmente. Condutores com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa ou cassada terão a vistoria indeferida pela CMTU.
O agendamento da vistoria pode ser efetuado pelos números 3379-7966 ou 3379-7973 ou ainda 3379-7928. Além disso, a vistoria pode ser marcada por Whatsapp (999478320) ou pelo email: transporte.comercial@cmtuld.org