Será lançado em maio o novo edital de licitação do transporte coletivo em Londrina. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) é responsável pelo processo e já concluiu os estudos necessários para publicar o certame. A nova licitação será apresentada durante audiência pública no mês que vem e detalhes ainda não foram divulgados.
Mas segundo a CMTU, o edital segue as recomendações do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Os contratos com as duas empresas que operam o transporte coletivo em Londrina venceu em janeiro, e foram estendidos emergencialmente por 180 dias, ou seja, até julho.
A extensão contratual se deu por conta de entraves com a licitação anterior, que foi alvo de ações judiciais por parte da Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL). A empresa, que há 60 anos atua na cidade, contestou o valor proposto para a passagem e chegou ameaçar a fechar as portas e demitir os 1,6 mil funcionários.
O posicionamento gerou uma crise entre a TCGL e o Poder Executivo. Por fim, a Grande Londrina foi ao TCE-PR e conseguiu a suspensão do edital anterior em duas vitórias contra a CMTU.
Marcelo Cortez, presidente da companhia, disse que os procedimentos para revogar o edital anterior já estão em andamento.