Co-diretor vencedor do Oscar desaparece em meio conflito contra israelenses

No começo de março, "No Other Land", filme que ajudou a produzir, ganhou o Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem

Isabella Lima
2 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Foto: Monica Schipper/Getty Images)

Nesta segunda-feira (24), foi revelado que o co-diretor de “No Other Land”, Hamdan Ballal está desaparecido. O relato veio do também co-diretor do filme Yuval Abraham, que divulgou atráves da rede “X” que o seu colega havia sido agredido por israelenses armados em sua residência em Susya, na região de Masafer Yatta. Cerca de 15 pessoas invadiram sua casa, destruindo seu veículo e causando ferimentos em sua cabeça e estômago.

Yuval prosseguiu o relato compartilhando que a âmbulancia chamada por Hamdan foi interceptada por soldados israelenses que o deteram. Até então, não houve mais notícias sobre seu paradeiro.

O filme “No Other Land” retrata o cenário de destruição em aldeias palestinas na Cisjordânia. Ele passou a ter mais reconhecimento depois de sua vitória no Oscar em 2 de março, onde levaram o prêmio de Melhor Documentário de Longa-Metragem.

No discurso de aceitação do Oscar, Basel Adra, co-diretor da produção desabafou sobre a realidade que o documentário trazia:

“No Other Land” reflete a dura realidade que nós estamos enfrentando há décadas e ainda resistimos conforme chamamos o mundo para tomar decisões sérias, parar a injustiça e acabar com a remoção étnica do povo palestino.

Yuval continuou o discurso falando sobre a guerra contínua entre Israel e Palestina:

Nós fizemos esse filme, Palestinos e Israelitas, porque juntos nossas vozes são mais fortes. Nós nos vemos. A atrociosa destruição de Gaza e suas pessoas deve acabar.

O desaparecimento de Hamdan movimentou a internet, que exige respostas. A informação passada é de que autoridades israelenses estão investigando o incidente.

Compartilhe