GUARAPUAVA, PR – O deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB-PR) morreu em um acidente aéreo no início da manhã deste domingo em Lauro Freiras, na região sul do Paraná. O avião que levava o deputado decolou de Guarapuava, onde ele morava, e caiu cerca de 15 minutos depois, próximo às 11h30 em uma área de mata.
A assessoria de Carli informou que outras duas pessoas que estavam na aeronave, o piloto e outro passageiro também morreram. Os nomes ainda não foram divulgados.
Ainda conforme a assessoria, Carli decolou de Guarapuava rumo a União da Vitória, também na região sul do estado, onde iria participar da 62ª Festa dos Motoristas, na Paroquia Nossa Senhora de Salete, a convite do prefeito da cidade, Santin Roveda.
Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR) disse que equipes do Corpo de Bombeiros, polícias Militar, Civil e Científica estão trabalhando no local do acidente com o avião modelo Seneca. Um inquérito será instaurado para apurar as causas da queda da aeronave, em paralelo à investigação dos órgãos da aviação civil.
LUTO
O Governo do Paraná, Assembleia Legislativa e a Prefeitura de Guarapuava decretaram luto oficial de três dias por conta da morte do deputado. As bandeiras do Estado e do país ficarão a meio mastro nas repartições.
“Em nome dos paranaenses, o Governo do Estado manifesta o mais profundo sentimento de pesar e solidariedade aos familiares do parlamentar e dos pilotos”, diz a nota do Palácio Iguaçu.
HISTÓRICO
Nascido em Guarapuava, na região centro-sul do Paraná, Bernardo Ribas Carli morreu aos 32 anos. Ele era graduado em Administração de Empresas e estava em seu segundo mandato como deputado estadual.
Na Assembleia, também era presidente da Comissão de Esportes e coordenador da Frente Parlamentar dos Produtores de Energia Elétrica.
Ele é filho do ex-prefeito de Guarapuava, Luiz Fernando Ribas Carli, e irmão do ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho, condenado pela morte de duas pessoas em um acidente de trânsito em Curitiba, e que vitimou o filho da deputada federal Christiane Yared.
Quem irá assumir o lugar deixado por Bernardo Ribas na Assembleia Legislativo é Wilson Quinteiro, de Maringá, conforme informado pela assessoria oficial.
FAMÍLIA LAMENTOU
Por meio de uma nota, a família de Bernardo Carli lamentou a tragédia que vitimou o deputado. Confira o texto na íntegra:
“Neste domingo recebemos a avassaladora notícia de que Bernardo Ribas Carli, que havia saído de casa para cumprir com o seu trabalho de representante dos paranaenses, não mais retornará para nós.
Não há consolo nem palavras que consigam explicar a perda. O vazio provocado pela ausência física do nosso Bernardo permanecerá enquanto vivermos, mas é certo que em nossos corações ele estará sempre presente, como exemplo de um ser humano extraordinário.
Rogamos que Deus nos dê clareza para entender seus desígnios e forças para seguir adiante. Agradecemos todas as manifestações de conforto. O carinho que estamos recebendo é o que nos permite o mínimo de equilíbrio.
Neste momento, a dor e as medidas que precisam ser tomadas não permitem outras manifestações. Pedimos a compreensão de todos que nos procuram buscando informações.