DIÁRIO 24H
CURITIBA
A Prefeitura de Curitiba anunciou nesta terça-feira (14) a compra de 450 novos ônibus para a cidade. Os veículos devem começar a operar em 2018 e substituir gradativamente a frota antiga. Segundo o prefeito Rafael Greca, os 25 primeiros novos ônibus serão modelo biarticulado, que vão operar nos linhas estruturais da cidade.
Uma nova linha de ligeirão também está prevista ligando o eixo norte-sul (Santa Cândida / Praça do Japão). Os novos ônibus devem vir adaptados para cadeirantes e portadores de necessidades especiais.
Greca também anunciou a compra de 150 ônibus ainda em 2018 para substituir as linhas rápidas (ligeirinhos), interbairros e circulares. Detalhes da compra não foram informados.
A notícia veio após assinatura de um termo de ajuste de interesse público, para renovação da frota de transporte coletivo do município e o reequilíbrio econômico e financeiro do contrato entre ambas as partes, que envolvem a Prefeitura Municipal e o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp).
– Acabou a tranqueira. Nós fizemos um termo de ajuste e com base no equilíbrio econômico que conseguimos com a tarifa maior, nós chegamos a uma média de R$ 50 milhões que permitiu isso. Nós conseguimos isso por coragem. Eu herdei um fundo negativo da antiga gestão – declarou Rafael Greca aos jornalistas.
OBRAS
Além da renovação da frota, Greca também anunciou obras importantes de mobilidade, como a Conectora 3, que vai ligar Araucária a São José dos Pinhais atravessando bairros importantes da cidade por meio de biarticulado parador (vermelho) e o ligeirão (azul).
A licitação ainda não foi anunciada oficialmente, portanto, não houve uma previsão concreta do prefeito de quando as propostas devem efetivamente saírem do papel.