Londrina atinge 40ºC e tem novo recorde de temperatura

Derick Fernandes
Por Derick Fernandes Deixe um comentário 2 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️

O calor em Londrina chegou a 40ºC nesta terça-feira (06). A temperatura é a mais alta já registrada na história da cidade, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Na sexta-feira (02) entretanto, segundo o Instituto Meteorológico Nacional, esse índice já havia sido atingido – a estação do Simepar, porém, é mais precisa, porque fica localizada mais próxima à cidade (a do Inmet fica em Nova Fátima).

Londrina já havia tido recordes de temperaturas nos últimos dias. As medições na cidade começaram em 1976, e até então, o recorde havia sido registrado em novembro de 1985, quando a cidade chegou a 39,2ºC. Na última sexta-feira, porém, o Simepar registrou 39,5ºC na estação meteorológica do Instituto Agronômico do Paraná, na Zona Sul de Londrina.

Segundo o Simepar, a intensa onda de calor atinge várias regiões do Paraná e é a mais forte da história. A previsão é que as temperaturas continuem elevadas até a próxima quinta-feira e passem a cair a partir de sexta-feira.

Outro fator que contribui é que o Paraná atravessa uma estiagem, e há uma bolha de ar quente sobre a região norte do Paraná. A sensação térmica é até maior que a temperatura de fato, atingindo em alguns pontos 42ºC.

CHUVAS

As chuvas continuam abaixo da média, pelo menos por enquanto. A região só registrou uma intensidade significativa de chuva em agosto. Em setembro, cujo a média histórica é de 115 milímetros, choveu apenas 12 milímetros. A previsão do tempo espera chuvas fracas no fim de semana, mas nada que possa amenizar a severa estiagem.

Compartilhe
Jornalista
Seguir:
Derick Fernandes é jornalista profissional (MTB 10968/PR) e editor-chefe do Portal i24.
Comentar

Acesse para Comentar.