Mais um raio caiu sobre a Vila: Conheça Mateus Xavier, a nova promessa do Santos

O surgimento de uma nova estrela no Santos FC

Victor D'Jesus
Por Victor D'Jesus Deixe um comentário 3 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Mateus Xavier em ação pelo santos contra a chapecoense - Foto: Abner Dourado/AGIF

“A água na Vila Belmiro é diferente”; “Em Santos o raio cai sempre no mesmo lugar”; “A base que mais revela grandes craques”. Essas são algumas das muitas expressões que o mundo do futebol usa quando surge uma nova joia no Santos. E a bola da vez é o jovem Mateus Xavier, que recentemente completou 17 anos e fez sua estreia jogando na Vila Belmiro durante a vitória da equipe por 1 a 0 contra a Chapecoense, na 13ª rodada da Série B.

Natural de Ibicaraí, Bahia, Mateus deu seus primeiros passos no futebol na escolinha da cidade, após chamar atenção nos treinos de seu pai, nos quais, ainda pequeno, o acompanhava e ficava batendo bola no canto.

O “Menino da Vila” chegou ao Santos em outubro de 2021, onde se destacou nas competições de base que o clube disputava. Entre elas, a Copa Brasileirinho Internacional Sub-16, na qual foi protagonista e conseguiu ser campeão em 2023. No mesmo ano, mais precisamente em julho, Mateus foi artilheiro da Brasil Soccer Cup, marcando seis gols em seis jogos.

Após se destacar na Taça São Paulo, mesmo sem ser titular, Mateus sempre entrava no decorrer das partidas, o que chamou a atenção de Fábio Carille e sua comissão técnica, que decidiram convidar a jovem promessa para participar dos treinos da equipe principal. Pelo Sub-20, Mateus participou de 29 partidas, anotando sete gols.

“O Mateus fez 17 anos recentemente. Desde a Taça São Paulo chamou atenção. Não é titular no Sub-20, mas sempre entra e vai bem. Eu gosto. Subimos ele, fez um bom treino na sexta e nos deu toda confiança para colocá-lo no jogo, e foi o que eu fiz”, disse o técnico Fábio Carille depois da vitória sobre a Chapecoense.

Em sua partida de estreia no profissional, Mateus Xavier entrou aos 27 minutos do segundo tempo e conseguiu participar constantemente das jogadas ofensivas da equipe, criando espaços para os companheiros e executando jogadas de efeito. Em uma dessas jogadas, o jovem conseguiu driblar dois adversários e chutar, mas contou com um desvio que resultou no escanteio que deu a vitória no final da partida.

A ideia de Fábio Carille e sua comissão é que o jovem alterne entre a equipe principal e o Sub-20, para que ele consiga evoluir sem pular tantas etapas.

Mateus assinou seu contrato profissional com o Peixe em setembro de 2023, com vínculo válido até agosto de 2026.

Compartilhe
Comentar

Acesse para Comentar.