Uma decisão sobre quem vai assumir a relatoria da Operação Lava Jato deve acontecer no decorrer desta quarta-feira (01), escolha será feita por meio de sorteio eletrônico, mediado pela ministra Carmem Lúcia. Os elegíveis estão na Segunda Turma, mesma que era integrada por Teori Zavascki, ministro que morreu em acidente aéreo no fim do mês passado, em uma cidade do litoral carioca.
Edson Fachim será transferido para a Segunda Turma antes mesmo do sorteio, para que consiga concorrer ao cargo. Alguns colegas defendem que ele seja efetivado, por conta de ter um perfil muito parecido ao que Teori apresentava na condução dos processos e em sua vida particular. Gilmar Mendes, Dias Tofolli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello são os demais componentes do que é batizado de Segunda Turma.
No começo da semana a ministra Carmem Lúcia homologou as 77 delações feitas por funcionários da empreiteira Odebrecht, onde há detalhes do esquema de corrupção que envolve a estatal Petrobrás e está sob investigação no trabalho liderado pelo juiz federal Sérgio Moro.