Pacientes assintomáticos raramente transmitem o coronavírus, diz OMS

Redação
Por
1 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️

Líder técnica da Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria van Kerkhove deu nesta segunda-feira (08 de junho) boas notíticas. É que a transmissão de Covid-19 por pacientes sem sintomas da doença parece ser “rara”, disse a especialista, citando relatos de países que estão fazendo rastreios de contatos muito detalhados.

“[São países que] Estão seguindo casos assintomáticos, seguindo contados, e não estão encontrando transmissões secundária. É muito raro”, disse van Kerkhove, explicando que os casos assintomáticos têm sido identificados por meio do rastreio de pacientes que apresentam os sinais da doença.

Ainda segundo a especialista, isso indica que os países devem se concentrar naqueles pacientes que têm sintomas da infecção para tentar controlar a circulação dos vírus.

“Se de fato acompanhássemos todos os casos sintomáticos, isolássemos esses casos, rastreássemos os contatos e colocássemos esses contatos em quarentena, haveria uma drástica redução na transmissão. Se pudéssemos nos focar nisso, iríamos nos sair muito bem em termos de suprimir a transmissão”, afirmou.

Compartilhe