O Paraná registrou, nesta sexta-feira (07), os quatro primeiros diagnósticos confirmados de infecção simultânea pela Covid-19 e gripe Influenza A H3N2. Os casos foram registrados em Curitiba, Pinhais, Toledo e Dois Vizinhos.
Os casos foram informados no boletim de sexta-feira da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) que também trouxe números atualizados sobre a situação da Covid-19. A secretaria informou que os pacientes tem idades entre 10 e 32 anos.
De acordo com a pasta, os sintomas nos pacientes infectados tiveram início entre 18 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro deste ano. Todos já são considerados recuperados e receberam alta médica sem maiores gravidades no quadro de saúde.
No caso de Dois Vizinhos, o diagnóstico foi confirmado pela prefeitura da cidade, e ainda não foi contabilizado oficialmente pela SESA. A prefeitura informou que o paciente está bem e já havia sido vacinado com as duas doses contra a Covid-19.
“É preciso chamar a atenção a três fatores. Primeiro, relacionado ao foco nas vacinas da covid e também da gripe. O segundo ponto é em relação a continuidade dos cuidados para evitar os vírus, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento. O terceiro ponto é, quem puder, evitar aglomerações”, informou o Beto Preto, titular da SESA.
MORTES POR H3N2
Ainda na sexta-feira, a SESA informou duas novas mortes por complicações no quadro da H3N2. Um homem de 73 anos, morador de Londrina, e uma mulher de 47 anos que morava em Curitiba. Com isso, o Paraná vai a seis óbitos pela doença.
No total, o estado soma 483 casos da gripe H3N2.