Curitiba e outros 26 municípios do Paraná deixarão de receber o sinal analógico a partir desta quarta-feira (31). Com a alteração, cerca de 3,8 milhões de telespectadores serão afetados. Pesquisas do grupo responsável pelo desligamento do sinal analógico, ligado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apontaram que os municípios contam atualmente com 91% das residências aptas a receber a TV digital, atendendo à condição para realizar o desligamento do sinal analógico.
Em outros estados e municípios, os desligamentos têm prazos diferentes para acontecerem. Em Florianópolis e mais seis cidades de Santa Catarina, por exemplo, deixarão de receber o sinal até o dia 28 de fevereiro. Já Porto Alegre e outros 106 municípios do Rio Grande do Sul, o desligamento será concluído em 14 de março. Os desligamentos nos dois estados envolvem um total de 6,7 milhões de habitantes.
Antes, o desligamento deve ocorrer, em 21 de fevereiro, no interior de São Paulo, nas regiões de Ribeirão Preto e Franca. De acordo com a Anatel, a medida vai atingir 2,1 milhões de pessoas na região.
(Com informações do Tarobá News)