SÃO PAULO, SP – Segundo a jornalista Miriam Leitão, do jornal O Globo, a Polícia Federal negocia com a defesa do ex-presidente Lula o cumprimento do mandado de prisão. A negociação é tensa, mas está acontecendo.
Conforme o que se apura, a resolução está próxima do final, ou seja, a prisão de Lula. O ex-presidente tinha até às 17h desta sexta-feira (06) para se apresentar voluntariamente à sede da PF em Curitiba, mas não o fez, e em tese já poderia ser considerado foragido.
Informação da cúpula de quem negocia: caminha-se para a resolução. A tensa negociação para a entrega do ex-presidente Lula está no final. E está se caminhando para a solução, ou seja, a prisão de Lula.
— Míriam Leitao.com (@MiriamLeitaoCom) 6 de abril de 2018
Juristas, no entanto, explicam que a decisão de Lula não se entregar dentro do prazo estipulado, significa apenas que ele não aceitou a proposta do juiz Sérgio Moro para que se apresentasse. O ex-presidente pode ser considerado foragido, caso não seja localizado em nenhum de seus endereços.
Em Curitiba, manifestantes anti-Lula gritaram em coro: “foragido! foragido!” quando o relógio marcou 17h. Desde ontem o ex-presidente está no Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e não se pronunciou sobre a determinação de sua prisão.