O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou as estimativas populacionais em municípios e estados brasileiros em 2019. Os números referem-se a levantamentos realizados até o dia 01 de julho deste ano.
Londrina segue como segunda maior cidade do Paraná e 18ª do Brasil, tirando as capitais. A cidade saltou de 558 mil habitantes em 2017 para 570 mil em 2019. É a quarta maior cidade do Sul do Brasil, e um dos principais polos econômicos do estado. Apesar dos dados, a população de Londrina ainda cresceu de forma tímida, e a expectativa é com o Censo de 2020, quando a cidade pode atingir 600 mil habitantes.
O aumento populacional impulsiona a arrecadação financeira da cidade. Por toda Londrina se observa indícios desse aumento, com a construção de novos prédios e vários condomínios residenciais, especialmente nas regiões Sul, onde há a maior concentração de edifícios, Leste, que há pouco tempo vem experimentando um boom populacional, e a Zona Norte, que também concentra vários condomínios de casas em obras.
A Região Metropolitana de Londrina se manteve estável, com aumento populacional pequeno. Arapongas continua sendo a segunda maior cidade da região, com 123 mil habitantes; A lista segue com Cambé (106 mil), Rolândia (66 mil) e Ibiporã, com quase 55 mil habitantes.
PARANÁ
O Paraná também cresceu. A população do estado chegou a 11.4 milhões, o que mantém o estado como o mais populoso do Sul do Brasil. Esse índice já foi diferente, quando em 2013 o Rio Grande do Sul concentrava a maior população, especialmente na região de Porto Alegre.
Curitiba aparece como oitava maior cidade do país e do Sul, com 1.9 milhão de habitantes e quase 4 milhões na Região Metropolitana.
BRASIL
O país como um todo atingiu 210 milhões de habitantes, com uma taxa de crescimento de 0,79% ao ano.
São Paulo continua sendo a maior cidade do Brasil, com 12,25 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,72 milhões de habitantes), Brasília (3,0 milhões) e Salvador (2,9 milhões). Juntos, os 17 municípios brasileiros com população superior a um milhão de pessoas somam 46,1 milhões de habitantes ou 21,9% da população total do país.
Serra da Saudade (MG) é o município brasileiro com a menor população, 781 habitantes, seguido de Borá (SP), com 837 habitantes, e Araguainha (MT), com 935 habitantes.