Um decreto assinado pelo prefeito Luiz Francisconi Neto e divulgado na noite desta terça-feira (07) autoriza a abertura parcial do comércio em Rolândia, na Região Metropolitana de Londrina, já a partir desta quarta-feira (08).
Conforme o decreto, lojas vão poder abrir com até 9 funcionários na cidade, e disponibilizar álcool gel para os clientes. A decisão de Francisconi, que é médico, veio após uma reunião entre ele e representantes da Associação Comercial e Industrial de Rolândia (ACIR).
A Câmara Municipal também exerceu forte pressão no prefeito para fazê-lo tomar essa decisão, em conjunto com empresários que reivindicavam a abertura do comércio, por conta das vendas de páscoa e da semana de pagamento.
A abertura no entanto, ficou restringida para restaurantes, bares, boates e lanchonetes. Também não podem abrir os salões de beleza, centros de estética, cinemas, clubes, parques, teatros e bibliotecas.
CORONAVÍRUS EM ROLÂNDIA
Assim como Ibiporã, que nesta segunda-feira (06) anunciou a abertura do comércio, mas foi obrigada pelo Ministério Público do Paraná a cancelar a decisão, Rolândia também não conta com leitos de UTI e respiradores para fazer o tratamento de casos graves de coronavírus.
+ Ibiporã não tem UTI e único hospital está sob intervenção judicial
A cidade tem penas um caso confirmado da doença, mas faz divisa com Cambé, que tem três confirmações, e está próxima de Londrina, que nesta terça-feira anunciou a segunda morte, e 58 casos confirmados de coronavírus.
A Associação Comercial de Rolândia (ACIR) não divulgou nenhum posicionamento sobre a abertura parcial do comércio.