A Prefeitura de Londrina anunciou, na manhã desta sexta-feira (10), um pacote com 76 obras públicas para o município. O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) em comemoração ao aniversário de 87 anos da cidade.
Das 76 obras, apenas sete já estão licitadas, ou seja, prontas para serem executadas.
Elas são a reforma e ampliação da Casa Abrigo Canto de Dália e da ciclovia da Rua José Giroldo, a construção das novas sedes do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Sul A, do Ginásio de Esportes da Escola Municipal Professora Vilma Rodrigues Romero, no Residencial Terra Nova, e a finalização das reformas das Unidades Básicas de Saúde do Vixi Xavier, da Vila Brasil e de Lerroville.
As demais obras estão com a licitação em andamento, prontas para licitar ou em fase de elaboração do orçamento ou projeto. O pacote também conta com algumas obras que já haviam sido iniciadas, mas tiveram os contratos rompidos.
Entre as obras que estão com a licitação em andamento, estão a construção de um prédio para a Escola Municipal no San Izidro, a construção da ciclovia da Avenida Guilherme de Almeida, a adequação das Ruas Annibal Balarotti e São José (Perobinha), revitalização da Praça Dom Pedro I, revitalização do Aterro do Lago Igapó, Ponte da Água do Gramadinho e a conclusão da construção da UBS da Fraternidade.
Quanto as obras prontas para licitar, estão prontos os projetos arquitetônicos para a reconstrução do Barracão de Reciclagem no Residencial Horizonte e para a Marginal da PR-445. Também devem ser reconstruídos os Terminais de Transporte Coletivo do Ouro Verde e do Acapulco. Deve haver reformas no Terminal Central, Centro de Convivência da Região Leste e no Centro de Convivência da Região Oeste. Também serão revitalizados os Córregos Saltinho no Cafezal, da Praça da Rua João da Silva Godoy e a Rua Elizeu Costa, no Jardim Ernani Moura Lima, e a UBS do Parigot de Souza.
Estão em fase de elaboração de orçamento as obras do Centro Comunitário da Vila Nova e a revitalização do entorno, a duplicação da Rua Itajaí, no Vila Nova, o prolongamento da Avenida Octávio Genta, a revitalização da mina d’água do Jardim Cristal, a revitalização do Córrego Barreiro, a revitalização do campo de futebol de Lerroville e a reforma e ampliação da Escola Municipal Carlos Kraemer.
Em elaboração de projeto estão as revitalizações do Complexo Esportivo da Praça do Conjunto Violim, do Centro de Bem Estar Animal (CBEA), da Praça do Jardim Piza e da Ciclovia Circuito Pé Vermelho. Além da duplicação da Rua Paulo Novaes de Silveira, no jardim Sabará, e a pavimentação da Rua Acilino Augusto do Nascimento, no Portal Versalhes.
Se todas as obras forem realizadas, os investimentos serão de aproximadamente R$ 180 milhões.
*Sob supervisão de Derick Fernandes.