O prefeito de Castro, Moacyr Fadel Junior anunciou nesta segunda-feira (13) a redução de 20% nos salários do prefeito, vice-prefeito, comissionados, secretários e funções gratificadas. O ajuste vai de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e o cumprimento da ordem de gastos com funcionários que atingiu o limite de 54% no último quadrimestre.
O prefeito explicou que ao assumir o cargo no início deste ano, o índice estava acima do teto em 57% e portanto diminuiu as secretarias de 15 para 10, além de reduzir os gastos com cargos comissionados. “Porém, este ano a arrecadação ficou abaixo do esperado e a tendência nos últimos meses é de queda. A crise que assola o país reflete na arrecadação dos municípios. Essa medida é para nos enquadrarmos no índice de 54% e cumprir a lei. O corte nos salários, a começar pelo do prefeito, é uma tentativa de ajustar as contas. Sei que não é fácil, mas é a medida menos dolorosa, porque não precisaremos demitir funcionários”, afirmou Fadel.
Assim que o índice estabilizar e o indicador de pessoal estar dentro do estabelecido pela LRF, será repassado ao município pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) a Certidão Negativa que disponibiliza verba federal e municipal. “Conseguimos muitos recursos e a partir do ano que vem teremos muitas obras na cidade. Mas para que esse dinheiro venha, precisamos da Certidão Negativa”, concluiu Moacyr Fadel Jr.