Perto de concluir a transferência de Joaquim, os valores do negócio está sendo mantido em sigilo pelas equipes, mas sabe-se que parte deste valor será para o abatimento da dívida que o Santos têm com o Tigres, referente à repatriação do atacante Soteldo no segundo semestre de 2023, após o período de empréstimo do venezuelano ao clube.
Na época os mexicanos asseguraram 50% dos direitos econômicos do atacante. A dívida do Peixe com o Tigres é de 5 milhões de euros, cerca de 30, 4 milhões na conversão atual.
Joaquim é um dos principais nomes da temporada para a disputa da Série B. Além de receber a proposta do clube mexicano, o zagueiro, foi bastante procurado por outras equipes inclusive por Botafogo e Bahia, porém, os valores não agradaram à diretoria santista. O clube do Rio de Janeiro fez a proposta na casa dos 8 milhões, enquanto o tricolor de aço ofertou por 9 milhões.
O jogador chegou ao Santos em fevereiro de 2023, depois da passagem pelo Cuiabá. Naquele ano o time da Vila Belmiro desembolsou 3 milhões de euros (16,7 milhões na época) por 60% dos direitos econômicos do zagueiro. Após bater as metas estabelecidas no contrato a fatia que pertence ao Alvinegro Praiano chegaram aos 70% . Segundo informações do GE, o valor de 4 milhões continua pendente com o time Mato-grossense, já que não foi pago na gestão anterior.