As olimpíadas podem estar em risco mais uma vez, já que o Sindicato Nacional de Médicos do Japão apresentou um documento pedindo o cancelamento dos jogos, previstos para dia 23 de julho.
A petição apresentada pelo Sindicato, deixa claro seu posicionamento, que mesmo os jogos acontecendo sem público, os mais de 11 mil atletas, e também a presença de árbitros e jornalistas, podem trazer novas cepas do vírus ao Japão.
O número de novos casos no Japão ultrapassa a casa de 5 mil por dia, o país todo está em estado de emergência, segundo os especialistas vivendo a quarta onda do vírus. Por enquanto o número de pessoas vacinadas é extremamente pequeno, chegando a apenas 2% da população.
Um dos representantes do Sindicato falou a respeito do cancelamento: “Para os atletas será duro, mas alguém tem que pedir o cancelamento dos Jogos. Por isso, pedimos isso. O governo tem uma importante missão, que é proteger a vida dos cidadãos e deve mostrar uma postura clara com relação a isso”, afirmou o médico Naoto Ueyama.
Apesar disso, o COI ainda se mantém otimista em reverter a opinião pública com o sucesso dos jogos. O evento está previsto para acontecer entre os dias 23 de julho e 8 de agosto.