CURITIBA, PR – Um trecho da BR-376, no Contorno Sul de Curitiba, amanheceu interditado por manifestantes nesta quinta-feira (15).
Às 8 horas, o bloqueio era total; quarenta minutos depois, os moradores liberaram a via e concentraram-se na Avenida Juscelino Kubitschek. A prefeitura informou que o trânsito foi totalmente liberado por volta das 10 horas, mas não deu informações sobre o congestionamento provocado pela manifestação.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motivo do protesto foi o fechamento de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), há dois anos, para uma reforma. Em nota, a prefeitura afirmou que a UPA será reaberta em maio.
Confira a nota na íntegra:
“A Secretaria Municipal da Saúde informa que retomou o processo de reabertura da UPA CIC em 29 de janeiro deste ano, depois de reverter na Justiça, em 24 de janeiro, a liminar que havia suspendido o edital de chamamento para qualificação das Organizações Sociais (OSs) para operar serviços de saúde, agilizando o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Com o resultado, a Secretaria Municipal de Planejamento e Administração (Seplad) reabriu o edital de chamamento para qualificação. No momento, a Comissão de Qualificação do processo está na fase final de avaliação dos documentos das nove instituições que responderam ao edital com o intuito de se qualificarem como OSs.
(Via G1)