Baixa Gastronomia
Por Tatiana Ribeiro
Acho que esse post não vai mostrar nada que os londrinenses já não saibam. Mas, se por acaso, você tá aqui de passagem e pensa que Londrina não tem muitos pontos turísticos, ledo engano. Tem sim. E é melhor que praia. É a vitamina da Sergipe.
Foi em 1982, quando meu pai estava saindo de uma reunião, que um colega disse, “vamo ali embaixo que eu vou te levar pra comer a melhor vitamina e o melhor pastel de Londrina”. Desde então, o corredor estreito no número 381 da saudosa Rua Sergipe virou ponto de parada obrigatório da nossa família.
Quando era meu pai quem buscava a gente na escola, não tinha nada mais feliz que receber a notícia de que antes de ir pra casa iriamos passar no japonês da Sergipe. Quem também teve infância assim levanta a mão!
Tenho certeza de que eu não sou a única que cresceu atrás daqueles balcões. Gerações de londrinenses ficaram fortes tomando a vitamina de fórmula secreta. Sabe-se que vai banana, maça, abacate, leite e açucar. As quantidades, porém, é segredo que poucos sabem.
Antes de ser pastelaria, o ponto funcionava como a quitanda da família Sekiyama. Isso por volta de 1962 ou 65. Depois de 13 anos é que os irmãos Jorge e Minoru transformaram o local na atual Vitamina e Pastelaria Sergipe.
A vitamina é o carro-chefe, mas o pastel também está nos rankings dos melhores da cidade.
Um local familiar. Vai gente de todo tipo e lá dentro ninguém liga se você esbarra ou pega o vinagrete alheio sem querer. E não se espante com a gentileza dos frequentadores, é até natural o pessoal se espremer ainda mais pra você conseguir seu espacinho e também ter seu momento de deleite.
