As cidades de Morretes e Guaratuba, no litoral do Paraná, amanheceram nesta terça-feira (29) alagadas, depois que fortes chuvas atingiram a região ao longo da noite de segunda (28) e durante a madrugada de hoje. As informações são da Defesa Civil.
Em Guaratuba, o nível do Rio Cubatão subiu e encobriu a ponte que dá acesso a bairros e a área rural. A Defesa Civil informou que há famílias ilhadas em alguns pontos. Não há registro de pessoas desabrigadas, conforme o órgão.
As comunidades de Limeira e Cubatão receberam cerca de 40 galões de água da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, por conta do desabastecimento nos locais.
Já em Morretes, o Rio Nhundiaquara transbordou e atingiu várias casas, alagando ruas e avenidas. Os bairros Vila Freitas e Jardim Independência foram os mais afetados, de acordo com a prefeitura da cidade. Há cerca de 110 famílias que precisaram ser retiradas de suas casas.
A Defesa Civil disponibilizou o telefone (41) 93500-9542 para atender famílias que precisem de ajuda com lonas, recursos ou resgate.
De acordo com o Sistema de Monitoramento Ambiental do Paraná, as últimas 72h registraram acumulado de 200 milímetros de chuva em alguns pontos do litoral.
Em Guaraqueçaba, por exemplo, há registro de moradores isolados. A Defesa Civil está usando voadeiras, canoas e outros equipamentos para chegar aos afetados com comida e água.
Queda de barreiras
Um trecho da PR-410, na estrada da Graciosa, está interditado por causa de um desmoronamento de terra. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), não há previsão de liberação da pista em ambos os sentidos.
Também está totalmente interditado o trecho da BR-376 na altura do KM 669 em Guaratuba, perto da divisa do Paraná e Santa Catarina, por conta do deslizamento de terra que atingiu mais de 20 veículos. As buscas seguem no local, sem informações sobre o número de vítimas.
Já a BR-277 que liga ao Porto de Paranaguá está parcialmente interditada no trecho de Serra, também por causa de um deslizamento de terra. O trânsito segue por apenas uma pista.
Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!