A cidade de Londrina apresentou na manhã desta terça-feira (05) seu plano de recuperação econômica para o período pós-pandemia. A apresentação aconteceu na sede da prefeitura e contou com a participação de Fabrício Bianchi, gerente do Sebrae, Bruno Ubiratan, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Fernando Moraes, presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), e o prefeito Marcelo Belinati (PP).
Além do plano de recuperação econômica, Londrina também conheceu detalhes do Master Plan, o plano que projeta o desenvolvimento de Londrina para os próximos 25 anos, observando necessidades de infraestrutura, logística e urbanização.
RECUPERAÇÃO PÓS-PANDEMIA
O primeiro plano, de retomada da economia após a pandemia de coronavírus, é uma iniciativa conjunta do Sebrae e da prefeitura. O objetivo é orientar o empresário em crise, e auxiliar a retomada do crescimento através de linhas de crédito, cursos e consultoria. Fabrício Bianchi contou que Londrina é protagonista no apoio ao micro e pequeno empresário, e que esse plano a curto prazo visa justamente auxiliar esse setor.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, reforçou a importância dos dois planos. Em especial, o Master Plan, que pensa a cidade nos próximos 25 anos, é algo que faltava a Londrina para torná-la mais atrativa ao investidor. “É um realidade já presente em cidades do porte de Londrina, como Joinville por exemplo. Então esse plano planeja a economia da cidade a longo prazo; Isso realmente é muito importante”.
MASTER PLAN
O Master Plan, como já mencionado, é um plano econômico a longo prazo. Ele vai possibilitar abrir Londrina a novas empresas e novos negócios ao longo do tempo, planejando o crescimento da cidade – tanto na área econômica como na de infraestrutura. Essa proposta analisa o cenário previsto para Londrina, e define soluções.
Por exemplo, a necessidade de um novo viaduto em uma região da cidade, onde o crescimento planejado para daqui 25 anos tenha a necessidade dessa estrutura. Ou a criação de novos parques industriais por exemplo.
O prefeito Marcelo Belinati comentou sobre os dois planos. “É pensar Londrina do futuro. Quando a cidade tiver 100 anos, temos que pensar como ela estará, pra onde vai crescer, qual vai ser nosso segmento econômico. Esse é o Master Plan. O plano de recuperação pós-pandemia é pensado para ajudar a retomada do crescimento da cidade e do PIB. A volta do emprego e da renda”.
VEJA O VÍDEO: