Começaram nesta terça-feira (09) as obras de revitalização do Bosque Marechal Cândido Rondon, no Centro de Londrina. Os trabalhos no local devem durar entre 90 e 120 dias e preveem a total recuperação do espaço – que há anos estava com ares de abandono e falta de cuidados.
Para ser viabilizada, a prefeitura de Londrina precisou se articular para retirar o status de área de preservação permanente do bosque por meio de uma lei municipal. A lei impedia que intervenções maiores pudessem ser feitas do local.
Após esse processo, foi licitada a empresa que ficará responsável pelas obras. A construtora San Pio foi a vencedora do certame. Cerca de R$ 2,5 milhões serão investidos pela prefeitura.
Nesta manhã, os secretários Marcelo Canhada (Planejamento) e Fábio Cavazotti (Gestão Pública) assinaram a ordem de serviço que autoriza o começo da revitalização.
O projeto contempla a recuperação completa do bosque, revitalização das calçadas, nova iluminação e uma praça para food trucks e feiras que deve onde originalmente passava a rua Piauí. O bosque também terá a revitalização da quadra poliesportiva e a instalação de novos equipamentos de lazer.
Quanto ao excesso de pombos, uma das maiores reclamações de moradores do entorno, haverá a remoção de algumas árvores e da vegetação rasteira. A prefeitura não informou se pretende realizar um controle de zoonoses no local para reduzir a ocupação pelos pombos.