Não adiantou bater o pé. A principal ligação entre Londrina e Curitiba, a PR-445, será pedagiada e ponto final. O Governo do Paraná confirmou a informação e atualmente fecha os detalhes dos novos contratos de concessão de pedágio no estado. O modelo é fruto de uma parceria com o Governo Federal, responsável por 65% das rodovias que são pedagiadas no estado.
Os novos contratos preveem a renovação do modelo dos atuais – que já contemplam rodovias como a BR-376 e a 277 – e a inclusão de 1.100 quilômetros de novas estradas que já passam para a inciativa privada em novembro, assim que os antigos contratos forem finalizados.
Segundo o governo estadual, no total são 3,3 mil quilômetros de rodovias federais e estaduais pedagiadas nos contratos, com previsão de duração de 7 anos. Nesse período, essas rodovias devem receber investimentos na ordem de R$ 44 bilhões em obras diversas.
300 quilômetros contemplam rodovias no norte do Paraná, como a PR-445 entre Londrina e Mauá da Serra – que tem cerca de 85 quilômetros. Os novos contratos preveem a duplicação completa da rodovia – no entanto, a obra já foi executada até o distrito de Irerê, na zona sul de Londrina, com recursos do próprio governo. Os preços das tarifas serão divulgados na celebração do contrato com a nova concessionária.
Outra rodovia que passa a ser pedagiada é a PR-323 entre Londrina e a divisa com o estado de São Paulo, que deve ter 60 quilômetros duplicados, assim como a BR-369 que também terá toda sua extensão duplicada de Londrina a Ourinhos (SP).
CONTORNO NORTE
Os novos contratos também preveem a construção de dois contornos – o norte de Londrina, entre Ibiporã e Rolândia, cruzando a zona norte da cidade, e o contorno de Arapongas, que ligará ao de Apucarana e vai tirar o trânsito de pesado do centro da cidade.