Governo Ratinho Junior quer privatizar Jardim Botânico de Londrina

Derick Fernandes
Por Derick Fernandes Deixe um comentário 2 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Foto: Arquivo / Divulgação

O Governo do Paraná decidiu incluir o Jardim Botânico de Londrina no Programa de Parcerias do estado, e estuda repassar a administração do parque à iniciativa privada ou a outro órgão que tenha condições de cuidar do local. As empresas ou órgãos interessados em assumir o local podem apresentar projetos até dezembro.

Com a construção iniciada em 2006 ainda na gestão de Roberto Requião no Governo do Estado, o Jardim Botânico de Londrina jamais foi concluído. Ele foi inaugurado novamente em 2008, mas só abriu aos visitantes em 2013 – ainda com as obras inacabadas.

Ainda hoje a estufa moderna que é o grande destaque do parque, não tem nenhuma planta. O espelho d’água segue descuidado e apresentando rachaduras. Mesmo assim, o parque é amplo, agradável e tem enorme potencial turístico, já que está em um local bonito e com paisagens.

Toda a área do Botânico tem 73 hectares. Pelo projeto original, ainda falta a construção de um auditório, cafeteria e a conclusão do paisagismo. Até antes da pandemia, eram 18 mil visitantes por ano, número que reduziu muito devido à pandemia de Covid-19.

PRIVATIZAÇÃO

De acordo com o Governo do Paraná, a privatização é uma solução para os problemas do Jardim Botânico de Londrina. No entanto não ficou claro se, caso repassado à iniciativa privada, o espaço passe a ter cobrança de ingressos, ao modelo de São Paulo, que também privatizou o Jardim Botânico da capital e o Zoológico.

O motivo da privatização é porque o governo não tem condições de mantê-lo.

ASSUNTOS:
Compartilhe
Jornalista
Seguir:
Derick Fernandes é jornalista profissional (MTB 10968/PR) e editor-chefe do Portal i24.
Comentar

Acesse para Comentar.