A prefeitura de Londrina divulgou nesta quarta-feira (27) um levantamento alarmante que mostra o alto risco de uma epidemia de dengue. O índice revela grau elevado de infestação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue e outras doenças.
De acordo com o levantamento, cinco em cada 100 imóveis na cidade tem focos do mosquito. Em números gerais, isso representa 5,51% dos locais. O aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 1%.
O levantamento também revelou que 91% das larvas do mosquito estavam em objetos jogados no quintal, como vasos com plantas ou recipientes que armazenam água da chuva. Menos de 10% estavam em objetos dentro de casa, de acordo com a pesquisa.
No total, agentes de Endemias vistoriaram 10 mil imóveis. A prefeitura informou que a maior infestação está na zona norte da cidade.
VEJA OS ÍNDICES:
- Zona Norte: 6,35%
- Centro: 4,82%
- Zona Sul: 5,92%
- Zona Leste: 5,92%
- Zona Oeste: 4,56%
CASOS CONFIRMADOS
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, neste ano um caso de dengue foi confirmado em Londrina. A cidade, porém, tem mais de 500 casos suspeitos.
No período de agosto de 2021 até agora, o Paraná tem 772 casos confirmados da dengue, além de seis casos de Chikungunya e um de Zika virus. Apesar disso, não houve mortes.