Todas as unidades de saúde de Londrina serão informatizadas. O anúncio do prefeito Marcelo Belinati e do secretário de saúde Felippe Machado foi feito na manhã desta terça-feira (18) em um evento realizado na sede da prefeitura, ocasião em que 1000 computadores foram entregues aos postos.
A iniciativa já deveria ter acontecido há muito tempo. Londrina ainda era uma das poucas cidades brasileiras que ainda utilizavam prontuário de papel para agendamento de consultas e exames médicos. A tendência com a informatização é mudar essa realidade e possibilitar agregar novas tecnologias ao sistema de saúde local.
Para Felippe Machado, trata-se de um investimento para alcançar índices melhores no tempo de espera dos pacientes, e ter um controle maior sobre os atendimentos. “É um grande investimento, de importância primordial para que tenhamos avanços na qualidade do atendimento. São computadores modernos que vão ajudar no desenvolvimento dos trabalhos médicos”, disse.
O prefeito também comemorou a chegada dos equipamentos. Com eles, será possível desenvolver até um aplicativo que possibilitará que os pacientes marquem consultas direto no celular. Essa já é uma realidade em Curitiba, onde a informatização da saúde aconteceu há 10 anos. “Veja, Londrina estava parada no tempo. Esse investimento nenhum outro prefeito fez, e isso com certeza atrasou os avanços da nossa cidade. Agora demos o primeiro passo de muitos para avançarmos na área da saúde”, reforçou.
A partir da entrega dos equipamentos, eles já começam a ser instalados nas UBS’s e UPA’s da cidade. A previsão é que os trabalhos estejam concluídos em até 30 dias.