Em um comunicado distribuído à imprensa na tarde desta quinta-feira (14), a prefeitura de Londrina informou que a cidade pode iniciar a vacinação contra Covid-19 imediatamente, assim que receber as doses prometidas pelo Governo Federal.
Segundo o comunicado, o prefeito Marcelo Belinati deve anunciar como será a vacinação em uma transmissão ao vivo nas redes sociais programada para o próximo domingo (17). O texto ainda informa que as doses começam a serem distribuídas para as cidades na segunda-feira (18).
Na quarta (13) Belinati estava em São Paulo para assinar o contrato de intenção de compra da Coronavac com o Instituto Butatan. O prefeito disse que a compra será efetivada, caso o Governo Federal atrase a distribuição da vacina prevista para a próxima semana.
No Paraná, os prefeitos de Curitiba, Maringá e Araucária anunciaram o começo da vacinação no dia 20 de janeiro. Segundo as prefeituras, a informação foi dada pelo ministro da Saúde Eduardo Pazuello em uma conferência na manhã desta quinta.
LIVE
A expectativa é que Marcelo Belinati informe os locais de vacinação e a quantidade de insumos disponíveis em Londrina, tais como seringas e agulhas, para o início da aplicação. Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde já tinha informado que tem insumos o suficiente para começar a aplicação em massa na população.
A vacinação deve ser iniciada em pessoas do grupo de risco, idosos em asilos, profissionais de saúde e população indígena. Cerca de 6 mil doses serão entregues em Londrina inicialmente.