Londrina vai transformar fundos de vale em parques lineares

Derick Fernandes
Por Derick Fernandes Deixe um comentário 3 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Perspectiva do futuro Parque Linear Igapó - Foto: IPPUL

Um projeto incluído no MasterPlan pretende transformar os fundos dos vales em parques lineares de lazer ao longo de toda a cidade de Londrina. O projeto já posto em prática com a inauguração da Lagoa Dourada, na zona sul, pretende oferecer uma nova concepção de qualidade de vida, e explorar esses espaços ambientais preservados como novos ambientes urbanos sustentáveis.

Pelo projeto desenhado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), serão cinco parques lineares contemplando as bacias hidrográficas e mais de 80 cursos de água existentes na cidade. Cada parque levará o nome de sua bacia hidrográfica, no caso – Jacutinga, Lindóia, Igapó (Ribeirão do Cambé), Limoeiro e Cafezal.

PARQUESLINEARES
Parques Lineares Londrina – Foto: IPPUL

O projeto consiste na implantação de ciclovias, mobiliário urbano, parques infantis, quadras poliesportivas, e outros equipamentos de lazer ao longo de quilômetros beirando os fundos dos vales em todos os bairros.

Segundo o diretor de Ciência e Tecnologia da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Roberto Moreira, o plano dos parques lineares poderia já ser implantado, dada a qualidade e a preservação da maior parte dos locais. “Esse projeto já pode começar a ser implantado com o Parque Linear Lindóia, que abrange toda a zona norte e a extensão do Lago Norte, e o Parque Linear do Igapó, com o Lago Igapó para um lado, e o Parque Municipal Arthur Thomas do outro”, destacou.

entrega Lagoa Dourada VH 1
Lagoa Dourada faz parte do projeto do Parque Linear Igapó – Foto: Viviane Honorato

Moreira reforçou que a intenção de construir os parques lineares foi incluída no MasterPlan como um dos grandes objetivos do que é chamado de Londrina Planejada e Sustentável, uma das oficinas desenvolvidas pelo plano para obter projetos a curto, médio e longo prazo.

O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, destacou ainda que o MasterPlan é um “pensamento macro” da cidade, e estabelece diretrizes de desenvolvimento, que por sua vez vão ao encontro de outros planejamentos, como por exemplo a Mobilidade Urbana, também discutida no projeto.

Além disso, o MasterPlan também busca a construção de políticas públicas de economia e sustentabilidade para impulsionar as demais áreas que integram a gestão de Londrina, como Segurança, Saúde, Educação e Emprego.

VEJA O VÍDEO

ASSUNTOS:
Compartilhe
Jornalista
Seguir:
Derick Fernandes é jornalista profissional (MTB 10968/PR) e editor-chefe do Portal i24.
Comentar

Acesse para Comentar.