LONDRINA – Uma operação da Guarda Municipal (GM) aplicou 46 multas de R$ 500,00 neste fim de semana com base na nova lei, sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati (PP), que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em ruas e locais públicos de Londrina. Essa foi a primeira operação com multas desde que a lei passou a vigorar.
A nova lei foi sancionada em julho e proíbe o consumo de bebidas alcoólicas das 22h às 8h e em qualquer horário num raio de 30 metros de escolas. A legislação foi baseada em pedido do Ministério Público, com base na solicitação de moradores do Jardim Higienópolis, bairro nobre onde jovens costumavam se reunir nos finais de semana e consumir bebidas.
Segundo o inspetor da Guarda Municipal, Angelo Henrique de Matos, os agentes orientaram os consumidores e aplicaram a multa em seguida. Segundo ele, quem não seguir a orientação será multado e pode ter o nome incluído no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) caso não pague.
Ainda, quem se recusar a fornecer dados para a autuação, pode ser detido por infringir a lei. Conforme a GM as fiscalizações vão continuar, inclusive em outros bairros de Londrina.