A cidade de Londrina irá receber novos médicos. Um edital homologado pela Secretaria Municipal de Saúde pretende contratar até 100 profissionais para diversas áreas. São 25 médicos ginecologistas, 25 pediatras e 50 clínicos gerais, que devem atuar nas Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimento Infantil (PAI) e nas UPA’s.
O edital foi dividido em três lotes. Em um deles, para a contratação dos clínicos gerais, uma das empresas participantes ingressou com uma ação judicial, questionando alguns pontos do certame, e consequentemente atrasando a contratação dos profissionais.
Segundo a prefeitura, com a contratação de médicos terceirizados, as empresas terão que cumprir com a escala e carga-horária de 4 a 8 horas diárias, dirimindo o prejuízo causado à população quando esses médicos faltam ou estão de atestado. No total, serão R$ 16,3 milhões destinados para as contratações, no período de um ano.
Apesar do impasse, o secretário Felippe Machado acredita que ainda neste mês a questão da judicialização do edital seja resolvida e os novos médicos comecem a trabalhar.
REFORMA DAS UNIDADES DE SAÚDE
Além dos novos médicos, até o momento 4 unidades de saúde entraram em reforma neste ano. De acordo com o secretário, o prefeito Marcelo Belinati deve autorizar obras em outros 14 postos até o início de fevereiro, dentro do programa de reestruturação da saúde.
O objetivo em contratar os novos médicos é preencher todas as unidades com os profissionais. Há pelo menos 8 anos a cidade de Londrina não contratava um número grande novos médicos, e o aumento da demanda paralelo ao aumento da população da cidade, tornou crônico o problema da demora no atendimento dos postos e UPA’s.
“Agora teremos unidades de saúde reformadas, com segurança, equipamentos novos, e mais médicos para a cidade“, disse o prefeito Belinati.