Um evento do Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) e do CNI (Confederação Nacional da Indústria) anunciou investimentos massivos em Londrina na área de educação e capacitação. O Fiep pretende construir na cidade uma instalação do Colégio Sesi de Referência da Indústria, e uma nova unidade do Senai.
Além disso, os recursos que serão aplicados, na ordem de R$ 75 milhões, também serão direcionados a investimentos na tecnologia da informação e inteligência artificial. A intenção é fortalecer o desenvolvimento de soluções sob demanda para a indústria.
Os investimentos serão feitos em três frentes. A primeira é a ampliação do Colégio Sesi na rua Belém, no Centro de Londrina. O prédio será reformado para receber a Escola Sesi de Referência da Indústria, e consolida Londrina como a segunda cidade do Brasil a contar com a estrutura, depois de Curitiba.
Como diferencial, a escola tem foco nas necessidades da indústria, e deve atender os alunos com uma metodologia de ensino inovadora, e a criação de ambientes temáticos para facilitar o conhecimento.
O presidente do Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, revelou que em Curitiba a unidade está sendo finalizada, com a previsão de ser inaugurada em um mês. Na sequência, as obras em Londrina se iniciam. Martins considera que Londrina tem potencial de desenvolvimento e fortalecimento das atividades.
“Serão 25 escolas no Brasil e somente o Paraná terá duas, sendo uma em Curitiba e a outra Londrina. Londrina merece essa escola pelo seu potencial, necessidade e desenvolvimento. O prefeito tem falado uma coisa, que Londrina está em um momento especial e é isso. Em nossa unidade da Rua Belém vamos dar uma remodelada e terá a construção do novo Senai. Londrina será repaginada”, disse.
NOVA SEDE DO SENAI
Além da Escola Sesi de Referência, Londrina também terá uma nova unidade do Senai. A obra deverá ter 7.776 m² de área construída, sob um terreno de 6.814,14 m², que fica na Rua Deputado Fernando Ferrari.
A nova sede permitirá atender simultaneamente 685 alunos que estudarão no Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação e no HUB de Inteligência Artificial, reforçando o atendimento à indústria no Estado do Paraná.
Está prevista a construção de quatro pavimentos, contendo 16 salas de aulas; laboratórios de informática, física, robótica, internet das coisas, desenvolvimento de softwares, smart grid, domótica (automação para residência), automação industrial, eletrônica, espaço Maker e de realidade aumentada e virtual e seus simuladores; refeitório com cantina; auditório para até 200 pessoas; foyer para recepção de convidados; biblioteca; área administrativa e estacionamento para 190 carros.
Além disso, o terceiro pavimento abrigará o HUB de Inteligência Artificial, onde terá a fábrica de software do Instituto de TIC e o laboratório de experimentação industrial, de robótica e de eletrônica. O espaço abrigará todas as pesquisas que serão desenvolvidas pelo Sesi e ofertará cursos de aperfeiçoamento, técnicos, profissionalizantes, de graduação e de pós-graduação.
Toda a obra leva em consideração a sustentabilidade, a eficiência energética, a acessibilidade, meios de reuso de água e uma ambientação de preservação da natureza. Os projetos arquitetônicos e complementares para a construção da obra estão prontos, sendo que, em breve, a construção deve ser licitada. A expectativa é que seja finalizada em dezembro de 2023. “A iniciativa do HUB é muito importante, porque vai facilitar o acesso de empresas menores aos recursos para utilizar a ferramenta imprescindível da inteligência artificial, que é o futuro das coisas e da indústria”, completou o presidente do Fiep.