O Centro de Maringá está prestes a passar por uma transformação histórica. O chamado Eixo Monumental, trecho que vai da Catedral até a Vila Olímpica, passando pela prefeitura, Avenida Getúlio Vargas, Praça Raposo Tavares e pelo terminal urbano, será revitalizado.
O trajeto de 2 quilômetros prevê a criação de um imenso boulevard com áreas de lazer, convivência e opções de gastronomia com quiosques e outros serviços. Os projetos tiveram início em 2018 com a criação de um concurso público para definir a empresa que faria o projeto.
Segundo o prefeito Ulisses Maia (PSD) trata-se de um plano audacioso e que exige grande qualificação técnica para que tudo saia como esperado. A estimativa é que o plano do Eixo Monumental custe cerca de R$ 50 milhões.
A obra que deve ser iniciada nos próximos meses foi dividida em sete lotes de execução. A prefeitura aguarda apenas os projetos complementares para então lançar a licitação e iniciar os serviços. Ulisses Maia espera que até 2024 alguns lotes já estejam em obras.
Também serão construídas pistas de skate, praças, ciclovia, calçadão, espaço pet, fontes e outros atrativos. Além de revitalizar o Centro de Maringá, o Eixo Monumental também vai privilegiar o pedestre e estimular a população a caminhar pelas ruas.
Acredita-se que a revitalização e o uso de espaços públicos para atividades diversas também favorece a segurança pública. Dessa forma, ao longo do Eixo Monumental haverão espaços para feiras, manifestações culturais, e outras atividades.
O plano se une com a proposta de Maringá em atrair mais visitantes. Recentemente a cidade anunciou a criação de um parque das águas e de uma praia artificial. Um atrativo inédito no interior do Paraná.
Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!