A Prefeitura de Maringá anunciou reajuste na tarifa do transporte coletivo ainda esse mês. O prefeito Ulisses Maia (PDT) irá decretar o aumento de 5,8% no valor da passagem, que passa dos atuais R$ 3,40 para R$ 3,60.
O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (05) após seis meses de discussões em torno do reajuste. O poder público havia negado o primeiro pedido feito pelas empresas que operam o sistema e exigiu melhorias no serviço para que o assunto voltasse a ser debatido.
Em dezembro, a TCCC anunciou instalação de internet wireless em todos os ônibus e também a inclusão de 80 novos horários para solucionar problemas com superlotação. Seis ônibus com ar-condicionado foram adquiridos e devem iniciar a operação em breve.
Diante dos investimentos, o reajuste da tarifa voltou a ser debatido, mas, mesmo com o novo valor, a tarifa ainda pode sofrer mudanças neste ano. O motivo é a pretensão da prefeitura em subsidiar integralmente passagens para idosos, estudantes e pessoas com deficiência, o que pode influenciar no preço final da passagem.
No entanto, para que seja colocado em prática, o poder executivo quer aumentar a arrecadação com estacionamento rotativo e usar o dinheiro gerado pelas multas de trânsito aplicadas na cidade.