Curitiba já deu meio bilhão em subsídio para empresas de ônibus desde 2020

Derick Fernandes
Por Derick Fernandes 1 comentário 4 min de leitura
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Prefeito de Curitiba Rafael Greca - Foto: Divulgação

Tendo mais de 20% do sistema de transporte coletivo ancorado em subsídios públicos, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) autorizou em segunda votação nesta terça-feira (31) o repasse de um crédito suplementar de R$ 174 milhões para financiar as empresas de ônibus. O valor expressivo, somado aos outros pagamentos feitos pelo prefeito Rafael Greca (UB) aos empresários, supera R$ 500 milhões em dois anos.

O dinheiro será repartido entre o reequilíbrio das contas das empresas que operam o sistema (R$ 132 milhões) e o restante para custeio das operações até o final do ano.

Curitiba enfrenta uma realidade não muito diferente a da maioria dos municípios do país: a crise no sistema de transporte coletivo. Com insumos caros e a perda de passageiros para aplicativos de transporte, as prefeitura encontram no subsídio uma forma de financiar o sistema e garantir a circulação dos ônibus.

Desde o início da pandemia, a capital já pagou quase R$ 500 milhões, ou seja, meio bilhão para os empresários do transporte. Entre 2020 e 2021 foram R$ 320 milhões. Com o novo aporte aprovado hoje, de R$ 174 milhões, e mais um crédito adicional de R$ 15 milhões do governo, o total chega a R$ 509 milhões.

Segundo o presidente da Urbanização de Curitiba (URBS), Ogeny Pedro Maia Neto, a tarifa social de R$ 5,50 paga por passageiro, não é suficiente para cobrir a tarifa técnica que é de R$ 6,30 e que essa diferença, quem paga é o poder público por meio dos subsídios. Ele complementa dizendo que o crédito que será pago pelo estado é crucial para manter a integração metropolitana.

Apesar de ser uma realidade enfrentada tanto por Curitiba, quanto por Londrina, Maringá, Cascavel e outras grandes cidades do Paraná, apenas a capital conta com a benesse do subsídio por parte do Governo do Estado, algo que é tema de discussão inclusive na Assembleia Legislativa do Estado, que por meio de um projeto de lei quer que o estado também ajude no custeio do transporte em cidades com mais de 300 mil habitantes.

Votos pela aprovação do projeto que abre crédito de R$ 174 milhões para subsídio ao transporte coletivo de Curitiba:

  • Alexandre Leprevost (Solidariedade)
  • Amália Tortato (Novo)
  • Beto Moraes (PSD)
  • Herivelto Oliveira (Cidadania)
  • Hernani (PSB)
  • Indiara Barbosa (Novo)
  • João da 5 Irmãos (União Brasil)
  • Jornalista Márcio Barros (PSD)
  • Leonidas Dias (Solidariedade)
  • Marcelo Fachinello (PSC)
  • Mauro Bobato (Podemos)
  • Mauro Ignácio (União Brasil)
  • Nori Seto (PP)
  • Oscalino do Povo (PP)
  • Osias Moraes (Republicanos)
  • Pastor Marciano Alves (Solidariedade)
  • Pier Petruzziello (PP)
  • Sabino Picolo (União Brasil)
  • Serginho do Posto (União Brasil)
  • Sidnei Toaldo (Patriota)
  • Tito Zeglin (PDT)
  • Toninho da Farmácia (União Brasil)
  • Zezinho Sabará (União Brasil)

Votos pela reprovação do projeto que abre crédito de R$ 174 milhões para subsídio ao transporte coletivo de Curitiba:

  • Carol Dartora (PT)
  • Dalton Borba (PDT)
  • Denian Couto (Podemos)
  • Flávia Francischini (União Brasil)
  • Marcos Vieira (PDT)
  • Maria Letícia (PV)
  • Noemia Rocha (MDB)
  • Professora Josete (PT)
  • Professor Euler (MDB)
  • Salles do Fazendinha (DC)

Ausentes:

  • Eder Borges (PP) – mandato cassado
  • Renato Freitas (PT) – Câmara irá votar a cassação do mandato
  • Sargento Tania Guerreiro (União Brasil)

Não votaram:

  • Tico Kuzma (PROS) – presidente da casa
  • Ezequias Barros (PMB)

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Jornalista
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Derick Fernandes é jornalista profissional (MTB 10968/PR) e editor-chefe do Portal i24.
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