Três prefeituras do Paraná anunciaram hoje a data do início da vacinação contra Covid-19. Além da capital Curitiba, as cidades de Araucária e Maringá também informaram a data do começo da aplicação das doses para 20 de janeiro.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), disse que o pavilhão de exposições do Parque Barigui, o maior da capital, será um centro de vacinação. Segundo Greca, a imunização deve começar com o grupo de risco, com profissionais de saúde e na população indígena.
Em Maringá, o prefeito Ulisses Maia também anunciou o começo da campanha de vacinação na semana que vem. Segundo o prefeito, Maringá tem R$ 100 milhões em caixa para a compra das doses assim que o Ministério da Saúde fazer a liberação. Ele ainda reforçou que a cidade conta com 400 mil seringas e agulhas para iniciar a imunização da população.
Maia também destacou que a Secretaria Municipal da Saúde já está providenciando a compra de mais insumos para a aplicação da segunda dose da vacina. O local da aplicação, porém, não foi informado até o momento.
A mesma informação sobre o início da campanha foi dada pelo prefeito de Araucária, Hissam Hussein.
Segundo as prefeituras, a data foi informada pelo Ministério da Saúde, durante uma reunião com o ministro Pazuello na manhã desta quinta-feira (14) junto com prefeitos da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
LONDRINA
A prefeitura de Londrina, no entanto, ainda não informou quando a imunização começa na cidade. A reportagem também apurou se representantes do Executivo participaram da reunião com Pazuello. Segundo a Assessoria de Imprensa, o prefeito Marcelo Belinati (PP) deve se pronunciar ainda nesta quinta-feira em uma transmissão ao vivo nas redes sociais.
A expectativa é que Belinati também anuncie o início da vacinação em Londrina, conforme fizeram as outras prefeituras.