Ônibus escolares estão abandonados há 7 anos em barracão da prefeitura

Seis ônibus escolares novos estão há sete anos sem uso.

Derick Fernandes
Por Derick Fernandes 3 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Cinco ônibus escolares estão abandonados no barracãoFoto: Reprodução

Pelo menos cinco ônibus escolares da Prefeitura de Londrina, entre ambulâncias e outros veículos estão abandonados há anos no antigo barracão do IBC, na Zona Oeste da cidade. No local, desde 2005 funciona um depósito da prefeitura.

A revelação aconteceu durante visita dos vereadores Roberto Fu (PDT) e Mara Boca Aberta (PROS) que gravaram um vídeo registrando o abandono dos veículos. Nas imagens aparecem, além dos ônibus, que são novos, ambulâncias do SAMU depenadas, e outros veículos da prefeitura como peruas, automóveis e caminhonetes.

O local também guarda aparelhos de ar-condicionado na caixa, bebedouros que deveriam ser instalados em escolas, ventiladores para as salas de aula e postos de saúde, fogões industriais, brinquedos, e centenas de outros objetos entre cadeiras, móveis e lâmpadas inutilizadas.

Os ônibus escolares são zero quilômetro e tem as marcas do governo federal, ainda da segunda gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), e deveriam ser usados para atender as escolas públicas da rede municipal e estadual do município.

A reportagem apurou que os veículos chegaram em Londrina no começo de 2015 e seriam destinados a estudantes cadeirantes e para o transporte social de pessoas com necessidades especiais de locomoção. No entanto, o que se vê é que os ônibus, que custaram R$ 750 mil, estão totalmente sem manutenção, degradados pelo tempo e cobertos de poeira.

  • WhatsApp Image 2022 08 11 at 19.12.13
  • WhatsApp Image 2022 08 11 at 19.12.13 1
  • WhatsApp Image 2022 08 11 at 19.12.14 1
  • descaso

Em um áudio, a vereadora Mara Boca Aberta disse estar surpresa com o cenário que encontrou e classificou a cena como um desperdício de dinheiro público. Ela lembra que os equipamentos custaram milhões de reais ao contribuinte, e que agora simplesmente apodrecem sem uso.

A vereadora também salientou que encaminhou um pedido de informações à prefeitura, questionando os motivos dos veículos terem sido abandonados, e também acerca dos demais veículos, objetos e mobílias encontradas.

O QUE DIZ A PREFEITURA

A gestão justifica dizendo que os ônibus não tem funcionalidade para a cidade, e que Londrina não conta com estrutura funcional para colocar os veículos em operação.

Por outro lado, a prefeitura mantém contratos milionários com empresas terceirizadas para operar o transporte escolar, que atende a zona urbana e rural.

Alternativas como por exemplo, adaptar os ônibus com bancos para também transportar passageiros sem necessidades de locomoção, esbarram na burocracia, uma vez que não existe o cargo de motorista de ônibus na Secretaria Municipal de Educação.

A reportagem também aguarda um posicionamento acerca das ambulâncias encontradas – a maior parte delas fabricadas entre 2010 e 2015 – e sobre os demais veículos da prefeitura que estão sem rodas ou depenados no barracão.

WhatsApp Image 2022 08 11 at 19.12.15
Outros veículos também estão abandonados no local

Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!

Compartilhe
Comentar

Acesse para Comentar.