A prefeitura de Londrina segue determinada em sua empreitada para prejudicar bares e estabelecimentos que decidam transmitir os jogos do Brasil na Copa do Mundo, e passou a notificar empresários sobre a obrigatoriedade em um alvará específico para instalar telões.
A regra – tida como uma ‘novidade’ por empresários da Rua Paranaguá – está sendo exigida para que os comerciantes possam aproveitar o período para aumentar a lucratividade.
Essa medida é tomada após a confusão registrada na última terça-feira (24), com a ação violenta da Polícia Militar (PM) e da Guarda Municipal (GM) para expulsar frequentadores da rua depois de reclamações de moradores de prédios residenciais nas adjacências.
Os donos de estabelecimento querem encontrar uma solução para o impasse, e estudam formar uma associação para discutir alternativas e promover a convivência com os residentes. Depois da confusão na semana passada, os moradores reforçaram pedido de providências à prefeitura.
“Precisamos encontrar um diálogo e tratar a Paranaguá como uma rota gastronômica. O público é diverso, e é muito difícil ver brigas como aconteceu na última semana”, declarou o empresário Vinicius Máximo, proprietário do Máximo Villa.
O empresário considerou cancelar as transmissões dos jogos e abrir mão de 190 reservas feitas nesta segunda-feira (28). Mas depois de procurar orientação de advogados, decidiu manter o funcionamento na partida do Brasil contra a Suíça. Para preparar o bar para o período, o empresário conta que investiu cerca de R$ 80 mil.
Máximo questiona a regra da prefeitura para exigência de telão. “É uma regra nova, sem embasamento. O que solicitaram é referente a som, apresentações musicais, shows e atividades cênicas, mas não fala que a gente não pode ter uma tela. Fizemos tudo o que a prefeitura pediu nas últimas fiscalizações, e esse pedido é novo. Não é possível que um bar não possa transmitir um jogo da Copa do Mundo em Londrina”, lamentou o empresário.
A reportagem buscou contato com o prefeito Marcelo Belinati (PP) mas não obteve resposta.
Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!