Uma operação deflagrada nesta quinta-feira (27) pela Polícia Federal mira uma quadrilha especializada em roubo de cargas no Paraná. A ação acontece simultaneamente em várias regiões do estado desde as primeiras horas da manhã.
Segundo a PF, são cumpridos 6 mandados de prisão preventiva, 8 de busca e apreensão, um mandado de suspensão de atividade comercial e um mandado de arresto de bens e bloqueio de valores. A ordem judicial partiu da 1ª Vara Federal de Ponta Grossa.
Os mandados são cumpridos em Curitiba, Campina Grande do Sul, Castro, Guarapuava e Rio Negro. Além do Paraná, a quadrilha também tinha raízes em Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
BANDIDOS SE PASSAVAM POR POLICIAIS
Segundo a PF, os criminosos usavam uniformes das forças policiais e armamento de grosso calibre durante a abordagem aos caminhoneiros. Eles detinham informações privilegiadas que eram repassadas por uma fonte no Paraguai.
Em posse dessas informações, os bandidos abordavam caminhões carregados com produtos contrabandeados, após cruzarem a fronteira brasileira.
Depois das abordagens, os integrantes da quadrilha mantinham os motoristas como reféns e posteriormente os abandonavam.
Ainda conforme a polícia, a carga trazida do Paraguai era descarregada na região de Ponta Grossa e depois distribuída aos estados brasileiros.
Além disso, caminhões abordados eram levados para a Região Metropolitana de Curitiba, onde eram clonados ou vendidos para desmanches.
No total, 50 policiais federais participaram da operação. Os trabalhos também contam com o apoio do Grupo Tigre e do Grupo de Operações Aéreas, ambos da Polícia Civil.
Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!