CURITIBA, PR – Se no dia 28 desse mês o ex-presidente Lula (PT) passa pela capital do estado em sua caravana esquerdo-socialista, no dia 29 é a vez da ala conservadora de extrema-direita reafirmar sua presença no estado.
A convite do deputado federal Fernando Francischini (PSL) o pré-candidato à presidência Jair Bolsonaro, do mesmo partido, também pousa em Curitiba, exatamente na data em que a cidade completa 325 anos de fundação.
Bolsonaro irá se encontrar com lideranças políticas, deputados e vereadores. O horário e local do encontro ainda estão por ser divulgados pela sigla partidária.
A vinda de Bolsonaro à Curitiba tende a ser menos turbulenta do que a passagem de Lula, no entanto sua proximidade com Francischini é o único fator-problema. Vale relembrar que Francischini era secretário de segurança pública do governo Beto Richa (PSDB) à época do confronto envolvendo policiais militares e professores estaduais, episódio lembrado pela violência empregada diante de uma manifestação contra ajustes fiscais do governo.
Francischini chegou a disponibilizar um veículo blindado da Tropa de Choque para que os deputados da base governista adentrassem ao prédio da Assembleia Legislativa e aprovassem o pacote de austeridade. A alternativa utilizada virou motivo de chacota entre os servidores, que passaram a taxá-los como ‘deputados do camburão’.