Belinati sobre protestos da extrema-direita: “Não sabem o que é democracia”

Apoiadores de Bolsonaro pedem por golpe militar após presidente não conseguir se reeleger nas eleições.

Derick Fernandes
2 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), usou as redes sociais para se opor às manifestações organizadas por segmentos da extrema-direita. Os atos que acontecem principalmente em frente aos quartéis das Forças Armadas pedem um golpe de estado, por se oporem ao resultado das eleições presidenciais no último dia 30, que consagrou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente do Brasil a partir de 2023.

Os atos começaram ainda na noite do dia 30 depois que o Tribunal Superior Eleitoral declarou o vencedor do pleito. Manifestantes golpistas bloquearam rodovias e tentaram incitar a desordem pública, forçando caminhoneiros a pararem e causando desabastecimento em algumas cidades.

Eles usam como argumento a justificativa de que houve “fraude” nas eleições e promovem narrativas mentirosas, além de relatórios inidôneos como o divulgado pelo argentino Fernando Cerimedo, que, sem qualquer embasamento distorceu a apuração dos resultados eleitorais no Brasil e inflamou a teoria golpista de que as urnas eletrônicas não são confiáveis.

Belinati, em tom crítico, lamentou os protestos e teceu críticas aos manifestantes. Ele lembra de seu pai, que durante a ditadura militar sofreu tortura por manifestar sua opinião.

Ver agora pessoas defendendo golpe e ditadura de novo é triste. E pior, defendem isso em nome da Democracia. Das duas, uma. Ou não sabem o que é Democracia, ou não sabem o que é ditadura”

Marcelo Belinati, prefeito de Londrina

O prefeito paranaense também endureceu o tom contra políticos eleitos pelas urnas, e que estão atuando para descredibilizar o sistema eleitoral. Marcelo Belinati classificou o discurso desses políticos como “deprimente” e concluiu dizendo que eles “entrarão para o lixo da história”.

Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!

Compartilhe