O deputado federal Beto Richa (PSDB-PR) apresentou na Câmara duas propostas de emenda para o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, com o objetivo de aumentar o acesso ao crédito e facilitar condições para famílias inscritas no programa e com cadastro ativo nas Cohabs.
Pela proposta de Richa, as famílias teriam direito a condições especiais de financiamento, mesmo se elas não conseguirem obter crédito junto aos bancos tradicionais. Dessa forma, quem tem score baixo ou não tem unificação de renda poderia conseguir a casa própria com parcelas menores e maior prazo de pagamento.
As emendas também concedem isenção de tributos federais para as companhias municipais de habitação (Cohabs) e agentes públicos desenvolverem projetos habitacionais populares e de regularização fundiária. Se aprovada, a medida é considerada um avanço para reduzir o déficit habitacional não só do Paraná, mas como de todo o país.
A emenda de Beto Richa também abre um precedente importante ao permitir que projetos de habitação popular sejam desenvolvidos em cidades menores de 50 mil habitantes, o que não acontece atualmente. Geralmente são nessas cidades onde estão as maiores parcelas de brasileiros que vivem de aluguel ou em ocupações irregulares.
Segundo o deputado, esses municípios representam 87% das cidades do país e lança a oportunidade de milhares de famílias terem acesso à casa própria.
Ao 24H News, Beto Richa comentou que a pauta habitação, embora seja uma discussão nacional, muito interessa ao Paraná cujo o déficit de moradia é alto. Ele lembra que enquanto governou o estado foram mais de 25 mil moradias populares entregues pela Companhia Habitacional do Paraná (Cohapar) em mais de 150 municípios, principalmente, nos menores.
Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!