O empresário João Carlos Ribeiro, do PSC, desistiu de disputar a prefeitura de Pontal do Paraná, no litoral do estado. O anúncio foi formalizado pelo candidato com um protocolo no TRE em Paranaguá.
João Carlos Ribeiro (JCR) foi envolvido em denúncias de corrupção após ser acusado de pagar R$ 1 milhão de propina pela licença ambiental do 3P (Porto Pontal do Paraná). Ele pretende construir um porto na cidade que tem cerca de 25 mil habitantes. Mas ambientalistas sempre questionaram o empreendimento, pelo porto estar localizado próximo demais da Ilha do Mel, que é uma área de preservação permanente.
Além disso, JCR também é acusado de grilagem em Pontal do Paraná.
Nas denúncias que vieram a tona nacionalmente, João Carlos Ribeiro teria pago o dinheiro ao senador Fernando Collor de Mello. JCR e Collor estão sendo investigados pela Operação Lava Jato.
João Carlos Ribeiro havia se destacado nacionalmente nesta semana, quando foi publicado por vários portais que ele era o único bilionário do Brasil na disputa por uma prefeitura. Seus bens declarados à justiça somam R$ 1,5 bilhão.