A pouco menos de um ano das eleições municipais, os nomes de Boca Aberta, Alexandre Kireeff e Marcelo Belinati aparecem na liderança das intenções de votos para a Prefeitura de Londrina. O levantamento foi divulgado hoje pela pesquisa do Instituto Multicultural contratada pela Paiquerê 91,7 e Folha de Londrina.
Segundo o levantamento, o deputado federal Boca Aberta tem 23% das intenções de voto, em primeira posição, seguido pelo ex-prefeito Alexandre Kireeff com 18,5% e o atual prefeito pré-candidato a reeleição Marcelo Belinati, com 16%.
Na métrica anterior divulgada em julho deste ano, Boca Aberta tinha 23%, Kireeff 22% e Belinati 11% da preferência do eleitorado. A nova pesquisa mostra que o deputado federal teve crescimento de 0,5% e Belinati subiu 4 pontos percentuais. Apenas Kireeff, que diz que não pretende se candidatar, perdeu pontos.
O levantamento também mostra outros nomes. O deputado federal Filipe Barros, do PSL, aparece com 2,5% das intenções de votos; Na sequência vem o empresário Valter Orsi (PSDB) com 2,5%, o deputado estadual Tercílio Turini (Cidadania) com 2,5% e o ex-deputado Alex Canziani (PTB) com 2%.
Com apenas 1% na preferência, surge o nome do advogado André Trindade; O deputado federal Diego Garcia (Podemos) e o vereador Amauri Cardoso (PSDB). Brancos e nulos somam 9,5% e não sabem ou não opinaram, 16,5%.
A pesquisa do Instituto Multicultural foi estimulada, ou seja, apresentando para o entrevistado a lista com os nomes dos possíveis candidatos. Boca Aberta já declarou que pretende disputar as eleições no próximo ano. Já Alexandre Kireeff e Marcelo Belinati não teceram comentários sobre a pesquisa e nem declararam, oficialmente, a intenção de disputar as eleições municipais de 2020.
REJEIÇÃO
Apesar de aparecer em primeiro nas intenções, Boca Aberta também é o mais rejeitado. O Instituto Multicultural perguntou em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum nas eleições de 2020. No levantamento, Boca Aberta apareceu com 34% de rejeição; Em seguida, o prefeito Marcelo Belinati aparece com 8,5%; Alexandre Kireeff com 7,5%; Alex Canziani com 4%; João Mendonça com 3,5%; Amauri Cardoso, André Trindade e Filipe Barros com 1,5%; e por fim, Diego Garcia, Valter Orsi e Tercílio Turini com 1%.
INTERNET VAI DEFINIR ELEIÇÕES
Os entrevistados ainda responderam por qual meio de comunicação procuram mais informações sobre os candidatos antes de definir o voto. A internet e redes sociais aparecem com 41,5% das respostas; a TV com 26%; Rádio com 21,5%; jornal 7% e amigos 3,5%. Do total de entrevistados, 0,5% não souberam responder.
SOBRE A PESQUISA
O levantamento Multicultural / Folha de Londrina / Paiquerê 91.7 ouviu 600 entrevistados entre os dias 4 e 6 de dezembro, em todas as regiões da cidade e zona rural. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
O nível de confiança na pesquisa é de 95%