O presidente Jair Bolsonaro em sua tradicional transmissão ao vivo de quinta-feira, neste dia 11 de agosto usou a live para comentar o ato de leitura da carta pela democracia, que aconteceu na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo.
Bolsonaro levou um exemplar da Constituição Federal de 1988 e questionou o apoio do PT ao ato da USP. “Já que o símbolo máximo do PT [o ex-presidente Lula da Silva] assinou a carta, juntamente de sua jovem esposa, eu pergunto: o PT assinou a Constituição de 88?”, pontuou.
Na ocasião, o PT que representava a bancada de esquerda optou por não assinar a criação da nova constituinte. Bolsonaro também lembrou da ‘Carta ao Povo Brasileiro’ divulgada em 2002 pelo então presidente eleito Lula, produzida para acalmar os ânimos do mercado financeiro.
Fazer cartinha, servir de passaporte para dizer que é bom moço, não funciona
Jair Bolsonaro, presidente do Brasil
Por fim, Bolsonaro pontuou possíveis incoerências dos signatários da carta em prol da democracia em participar de um ato que visa reforçar o estado democrático de direito, mas por defenderem a restrição da liberdade durante a pandemia da Covid-19. “Vários dispositivos da Constituição foram violados, foram coniventes”, acusou.
Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!