Campanha contra o feminicídio vai atuar no Futebol e Carnaval

As paixões nacionais unem forças e participam do combate à violência contra a mulher no país

Júlia Araújo
Por Júlia Araújo Deixe um comentário 3 min de leitura
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Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Nesta quinta-feira, 31 de outubro, durante a Comissão de Direitos Humanos, Cida Gonçalves, ministra do Ministério das Mulheres lançou a campanha Feminicídio Zero que busca a mobilização nacional para mudar comportamentos e valores e combater o índice crescente de violência contra a mulher.

A audiência pública foi conduzida pelo presidente e senador Paulo Paim (PT-RS). Cida destacou ainda a posição preocupante do Brasil no ranking dos países que mais matam mulheres no mundo.

Dados de violência contra à mulher

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública mais de mil mulheres morreram vitimas de violência em 2023 – o maior número registrado desde a sanção da lei que tipificou o crime de feminicídio em 2015. Estes dados são os registrados em delegacias, ou seja, os números podem ser muito maiores, pois há casos que não chegam às autoridades.

A violência domestica também aumentou em quase 10% e totalizam mais de 200 mil em todo o país. Em 73% dos casos de feminicidio foram cometidos pelos parceiros ou ex-parceiros íntimos. Os dados do Ministério das Mulheres também apontam para o aumento das ameaças contra as mulheres em dias de jogos. O registro de lesões corporais na cidade qual sedia os campeonatos sobem 25,9%.

O combate expansivo

A ministra explicou durante o lançamento da campanha que busca mobilizar times de futebol, liga de carnaval, igrejas, empresas e órgãos governamentais no combate à violência contra a mulher.

“Não pode ser um problema partidário, não pode ser só um problema do Ministério das Mulheres, tem que ser um problema de todas as pessoas, de todos os partidos, de todas as tendências, de todos os órgãos do governo brasileiro. Porque se não nós não vamos diminuir isso, vamos continuar com a tendência crescente (de feminicídio)”, ressaltou Cida.

Outra paixão nacional, o carnaval, também é alvo do projeto. A parceria foi feita entre o Ministério e a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) para que a campanha e a provocação dos debates sejam feitas antes mesmo do evento em 2025, durante os ensaios nas quadras e comunidades da cidade. Novas ações serão desenvolvidas com as escolas até o sábado do desfile das campeãs que será 08 de março, exatamente no Dia da Mulher.

Entre os clubes que já aderiram à campanha Feminicídio Zero estão: Fortaleza, Corinthians, Bahia, Botafogo, Vasco, Flamengo, Paysandu, Remo e Cruzeiro. Além disto, a pasta dedicará esforços na reestruturação de serviços de atendimento como o Disque 180, incluindo via WhatsApp.

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