O pré-candidato ao governo do Paraná Cesar Silvestri Filho (PSDB) disse esta semana que é preocupante a situação da segurança pública, e os desafios para reestruturar a polícia no estado. Silvestri se encontrou em Curitiba com o deputado estadual Soldado Fruet, com quem discutiu o tema.
O objetivo é apresentar uma proposta para a categoria militar, que está descontente com o tratamento dado pelo governador Ratinho Junior, alvo de vários protestos organizados por policiais em todo Paraná.
Nesta semana, em uma manobra de improviso, Ratinho enviou para a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) uma proposta para incrementar os ganhos dos policiais. Mas os valores propostos ainda são insignificantes, dada a proporção da defasagem salarial do funcionalismo.
Esse desastre do Executivo dentro de um setor vital do estado, abre espaço para que Silvestri conquiste o apoio de uma categoria extremamente relevante, que também não quer estar vinculada a campanha de Requião, por causa do PT.
Uma fonte do alto escalão que acompanha esse movimento diz que a tropa quer mesmo apoiar um nome que represente uma novidade, em resumo, uma terceira via.
A aproximação de Cesar Silvestri de nomes como Soldado Fruet, além de ampliar uma eventual base de apoio, cria as condições para que o tucano represente essa alternativa tanto aos policiais, quanto ao restante do funcionalismo, também carente de um nome diferente de Requião e Ratinho Junior.