O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), afirmou em entrevista coletiva em Brasília nesta terça-feira (01) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) autorizou o início do processo de transição entre seu governo e o de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O presidente Jair Messias Bolsonaro me autorizou, quando for provocado, com base na lei, nós iniciaremos o processo de transição”
disse o ministro no Palácio do Alvorada, em Brasília.
“A presidente do PT, em nome do presidente Lula, disse que na quinta-feira será formalizado o nome do vice-presidente Geraldo Alckmin [como coordenador]. Aguardamos que isso seja formalizado para cumprir a lei do nosso país”, completou.
Gleisi Hoffmann, presidente do PT, já havia anunciado nesta terça-feira que o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), será o coordenador do processo de transição entre o governo de Bolsonaro e o de Lula.
Bolsonaro discursa pela 1ª vez após eleições
O presidente Jair Bolsonaro falou à imprensa antes de Ciro Nogueira. Em seu primeiro discurso após a derrota no segundo turno das eleições, ele afirmou que seguirá cumprindo a Constituição.
“Queria começar agradecendo os 58 milhões de brasileiros que votaram em mim no último dia 30 […] Enquanto presidente de República e cidadão continuarei cumprindo todo os mandamentos da nossa Constituição”, disse.
Ele não citou o presidente eleito, Lula, durante o discurso.
Bolsonaro ainda comentou as manifestações de apoiadores que bloqueiam vias em todo o país e citou que os protestos não podem prejudicar a circulação das pessoas.