O ex-presidente Michel Temer (MDB) deve anunciar no final de semana seu apoio a Jair Bolsonaro (PL) na disputa pelo segundo turno das eleições contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Temer vai se encontrar com Bolsonaro assim que retornar de Londres na sexta-feira. O ex-presidente que foi vice de Dilma Rousseff (PT) também vai anunciar seu apoio a Tarcísio de Freitas (PL) pelo Governo de São Paulo.
A decisão de Temer é motivada por duas razões: a primeira é sua relação desgastada com os petistas desde o impeachment da então presidente Dilma. O segundo ponto é que Bolsonaro fez mais gestos amigáveis ao ex-presidente do que Lula, cuja parte da militância o acusa de ser golpista por apoiar que Dilma fosse deposta.
O desgaste no entanto pode ser mitigado, já que o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), vice de Lula, procurou o ex-presidente. Temer teria dito que só daria apoio a Lula caso o partido mude a narrativa sobre o impeachment de Dilma, deixando de lado a tese de ‘golpe’.
Ainda outra motivação para o apoio de Michel Temer a Bolsonaro é a campanha de reeleição do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). O partido avalia que a disputa será acirrada e por isso, Temer já teria decidido apoiar Tarcísio de Freitas para o governo do estado, na tentativa de se aproximar do eleitor bolsonarista.
Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!